23 outubro, 2015

PARALISIA DO SONO




Um tema muito discutido quando se trata de sonho ou realidade, pois tem varias crenças em cima desse assunto. Pelo lado científico existe a comprovação de um estudo, no qual diz que a paralisia do sono nada mais é do que um estado do seu cérebro onde ele ativa o estado REM. É a fase do sono em que você está quase acondando, mas no sono pesado ainda. 

Você então se encontra sem conseguir se mexer. É muito comum que nesse estágio da paralisia ocorram alucinações. Essas podem ser visuais ( você vê luzes se movendo, sombras escuras, formas grotescas e monstruosas), auditivas (ouve vozes, passos e ruídos), olfativas ( sentem cheiros estranhos, odores fortes e desagraveis) e táteis ( sente que esta sendo tocada), como se existisse alguém muito perto, a ponto de senti-la encostando ou pressionando seu corpo. Algumas vezes existe uma combinação de vários desses elementos se manisfetando simultaneamente em uma grande alucinação.
Segundo as pesquisas isso tudo é causado pelas noites mal dormidas. Quando aquelas seis horas de sonos básicas não são alcançadas.

Entendido o que a ciência diz, vamos ao outra lado da historia. Os povos antigos acreditavam que seres de outra dimensão, como demônios e espíritos malignos, visitavam as pessoas durante a noite. E causavam essa paralisia para amedronta-las. 
Hoje existem diversas manifestações culturais em muitos países diferentes que tratam do fenômeno da paralisia do sono, havendo até uma representação em nosso folclore, uma criatura chamada Pisadeira.

Na cultura Hmong, é descrita uma experiência chamada dab tsogou ou “demônio apertador”. Frequentemente, a vítima afirma enxergar uma figura pequena, não maior que uma criança, sentando em sua cabeça ou peito. 

No Vietnã, chama-se ma de, que significa “segurado por um fantasma”, sendo que muitas pessoas acreditam que fantasmas entram no corpo das pessoas, causando a paralisia. 

Na China, são as guǐ yā shēn ou guǐ yā chuáng(por favor, não me perguntem como pronuncia), o que pode ser traduzido literalmente como “corpo pressionado por um fantasma” ou “cama pressionada por um fantasma”. 

Na cultura japonesa, a paralisia do sono é conhecida como kanashibari, que significa literalmente “atado ao metal”. 

Na cultura popular húngara é chamada lidércnyomás (“lidérc pressionante”) e pode ser atribuída a um número de entidades sobrenaturais como aparições, bruxas ou fadas.

Compreendendo melhor esse assunto fica uma dica : Nunca entre em pânico. 
Os sonhos lúcidos ocasionalmente produzem experiências desagradáveis, como a sensação de uma atmosfera pesada ou uma presença ameaçadora. E despertares falsos são comuns - você pensa que acordou completamente, mas percebe que não consegue se mexer. Isso acontece porque você ainda está sob o efeito da paralisia do sono. Lutar contra a sensação é inútil e pode fazer com que você sinta como se estivesse sufocando. Em vez isso, relaxe lembre-se de que está tendo um despertar falso e flutue de volta para seu mundo dos sonhos, e tente observar o seu redor os movimentos, ou até mesmo as cores do seu quarto e assim que acordar tente ver se era mesmo o que você observou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário